Sistema OCB/AM

Fortalecendo o movimento cooperativista no Amazonas

Sistema OCB/AM

Fortalecendo o movimento cooperativista no Amazonas

Nós nascemos com o objetivo de unir pessoas que acreditam no cooperativismo. Nos organizamos para fortalecer o movimento cooperativista e defendê-lo como modelo socioeconômico capaz de transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Ser cooperativista é acreditar que juntos podemos mais, e o Sistema OCB/AM é a consolidação dessa ideia.

Visão

“Em 2025, o cooperativismo será reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados”.

Visão

"Em 2027, o Sistema OCB/AM será reconhecido por promover a qualidade de vida das pessoas, a competitividade e a sustentabilidade das cooperativas no Amazonas.”

Mapa
Estratégico

O que queremos construir nos próximos 4 anos? O cooperativismo no Amazonas tem um Mapa Estratégico que organiza nossos sonhos para o futuro e os caminhos para torná-los realidade. Saiba mais sobre esse trabalho construído a várias mãos e faça parte desse movimento.
SomosCoop

Já conhece o

Movimento SomosCoop?

O SomosCoop é o movimento nacional de valorização do cooperativismo, criado para unir cooperativas, cooperados e conectar pessoas que acreditam na força de trabalhar junto para tornar o coop conhecido e reconhecido na sociedade.

HISTÓRIA DO SISTEMA OCB

História
OCB/AM

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas OCB/AM, foi constituída em fevereiro de 1973, precisamente no dia oito de fevereiro deste ano, conforme consta na Ata de Aprovação dos Estatutos da OCEAM (Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas), como era chamado na referida época.

Muitas personalidades amazonenses contribuíram para o surgimento da OCEAM, dentre elas podemos destacar o Sr. Cariaca (Chefe do Departamento de Cooperativismo da ACAR-AMAZONAS). Como consta na Ata de aprovação dos Estatutos, foi ele quem ficou com responsabilidade de confeccionar o referido projeto de criação da OCEAM. Ele propôs a discussão do estatuto social, artigo por artigo, com os demais interessados presentes à assembleia, esclareceram dúvidas e após amplos debates, o aprovaram. Mas foi o Sr. João José Fares Akel, em virtude de ter sido o escolhido para organizar a entidade durante as reuniões preparatórias que convocou a Assembleia Geral de Constituição com o objetivo de aprovar o estatuto social e eleger a primeira diretoria da OCEAM.

Há exatos 36 (trinta e seis) anos atrás nascia à instituição que iria organizar e representar política e democraticamente todas as cooperativas do Estado do Amazonas. Assim, no dia 10 de março do ano de 1973, na sede da Federação da Agricultura do Amazonas – FAEA, com a presença de dirigentes, presidentes e cooperados de cooperativas do Estado, em Assembleia Geral de Constituição, foi aprovado o estatuto e eleita a primeira Diretoria da OCEAM.

Não podemos deixar de mencionar a participação fundamental do Dr. Eurípedes Ferreira Lins, presidente da Federação da Agricultura do Amazonas, que desde o início das discussões deu apoio às cooperativas e permitiu que a Assembleia Geral fosse realizada na sede da Federação. Além disso, foi ele que fez a abertura dos trabalhos da Assembleia.

No ano de 2000, a OCEAM passou a se chamar OCB/AM, entidade Sindical Patronal, de Direito Privado, sem finalidade econômica e lucrativa, de duração indeterminada, fundada em 07 de março de 1973, com os seguintes objetivos principais:

  • Defender o sistema cooperativista amazonense;

  • Preservar e aprimorar a identidade cooperativista;

  • Manter o registro e cadastro das sociedades cooperativas;

  • Integrar as cooperativas nos seus mais distintos ramos.

História
SESCOOP/AM

Nossa primeira década de existência foi marcada principalmente pelo trabalho de viabilizar o sistema e pelo potencial de crescimento das cooperativas.

A promulgação da  Lei 5.764/1971, que substituiu toda a legislação anterior sobre cooperativismo, reforçou o papel da OCB como representante nacional do setor e nos permitiu organizar as Organizações Estaduais. As cooperativas  passaram a se enquadrar em um modelo empresarial, possibilitando sua expansão econômica, e ficou definido que o cooperativismo seria fiscalizado, controlado e fomentado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Estrutura

Estrutura

O Sistema OCB/AM é dividido em duas casas, cada uma com sua função específica e todas sempre trabalhando juntas pelo cooperativismo. Conheça como trabalha cada uma das nossas instituições e o que elas podem fazer por você, pelas cooperativas e pelo país.

Marca OCB

Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas

Representa as cooperativas do Amazonas perante o poder público e a sociedade civil, na defesa de seus interesses e na promoção da atividade cooperativista. Além disso, a OCB/AM realiza apoio técnico consultivo ao poder público quando há interesse do Cooperativismo. 

Marca Sescoop

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas

A instituição promove a autogestão e difunde a cultura cooperativista. Foca no desenvolvimento das pessoas e dos negócios para fortalecer o cooperativismo. É o Sescoop que formula e oferece cursos de capacitação, com foco na formação profissional, educação cooperativista, gestão e liderança cooperativa, entre outros. A gente acredita que uma das melhores formas para multiplicar resultados é acumular aprendizados.

Tem alguma dúvida?