
Elas pelo Coop visitam Núcleo Feminino da Agrofrut em Urucará
- Artigos em destaque na home: Artigo Principal
Conhecida como a terra do guaraná, com produção que abastece o Brasil e chega até o mercado internacional, inclusive para empresas como a Coca-Cola, a cidade de Urucará recebeu a visita do Comitê Elas pelo Coop do Sistema OCB/AM.
A equipe acompanhou de perto as ações do Núcleo Feminino da Cooperativa Agrofrut, criado em 2022, dentro do programa “Elas pelo Coop Visitam”, que percorre cooperativas do estado para fortalecer, capacitar e apoiar os núcleos femininos.
A programação contou com uma reunião de avaliação com a diretoria da Agrofrut, apresentação de avanços das mulheres da cooperativa, discussão de novas formas de apoio e visita técnica a um cooperado modelo. Também houve intensa agenda de capacitação na comunidade do Marajazinho, responsável por 80% da produção de guaraná da cooperativa, com oficinas sobre gestão financeira da propriedade, acesso ao Crédito Rosa, uso do Canva de Fomento para projetos de captação de recursos, além de roda de conversa sobre cooperativismo e núcleos femininos.
O encontro foi marcado ainda pela celebração da aprovação de edital da Imaflora, que permitirá a produção do guaraná em sachês de 2 gramas, agregando valor ao produto e ampliando a geração de renda.
Outro destaque foi a nomeação da Coordenadora do Núcleo Feminino da Cooperativa, Clícia Mathias para representar o Amazonas no Comitê Nacional de Mulheres do Cooperativismo, anunciada pelo presidente da Agrofrut, Antônio Carlos, que ressaltou o papel decisivo das mulheres na certificação e no fortalecimento da cooperativa.
A superintendente do Sistema OCB/AM, Claudia Sampaio, destacou a evolução do núcleo desde 2022 e o impacto do novo produto:
“Esse é um passo importante para gerar renda e fortalecer a autonomia feminina por meio da cooperativa. O Sistema OCB/AM tem dado todo o suporte porque acreditamos que o cooperativismo transforma realidades. As mulheres são como as águas: crescem quando se encontram.”
As próprias integrantes deram depoimentos emocionantes. Dona Andrea, primeira mulher na diretoria da cooperativa, destacou o espaço de voz e decisão conquistado.
Já Cleiceane Souza relatou a transformação pessoal e profissional:
“Antes eu era apenas mãe e dona de casa, sem muitas perspectivas. Depois que fui convidada a participar do núcleo feminino, passei a ver que meu trabalho tem significado e que posso conquistar muito mais.”
O evento contou com a presença de autoridades locais como Peterson Chaves (secretário municipal de Meio Ambiente), Nilson Mendonça (gerente do IDAM), Dulcilene Oliveira (secretária de Produção Rural), Maria Jaci (vereadora de Urucará) e Izabel (gerente da SEAS-AM), que reforçarão o apoio ao protagonismo feminino na Agrofrut.
O encontro terminou com agradecimento especial à Cooperativa Agrofrut, ao Sistema OCB/AM e a todos os parceiros que têm incentivado a participação, a capacitação e o desenvolvimento profissional das mulheres no cooperativismo amazonense.