_thumbnail.jpeg)
Empretec Rural chega à metade e impulsiona jornada de líderes do cooperativismo agro no Amazonas
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1
A Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Amazonas (OCB/AM), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM), está promovendo a primeira edição do Empretec Rural em Manaus, no âmbito da Jornada de Líderes Cooperativistas do Agro.
A capacitação, que já alcançou a metade de sua programação, reúne representantes de 12 cooperativas, oriundas de sete municípios amazonenses. O objetivo é desenvolver competências empreendedoras e estratégicas entre lideranças do cooperativismo rural, fortalecendo a atuação dessas organizações nos mercados locais e regionais, tornando-as mais competitivas e preparadas para enfrentar os desafios do mercado.
Participam desta edição representantes das seguintes cooperativas:
-
CAPRUC – Cooperativa Agropecuária de Carreiro Castanho (Careiro Castanho);
-
CENTRAL – Central das Cooperativas Agropecuárias do Amazonas (Manaus);
-
COOPCOD – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável de Codajás (Codajás);
-
AGROFRUT – Cooperativa dos Produtores Rurais de Urucará (Urucará);
-
COOPERJUTA – Cooperativa de Produtores Rurais da Juta de Manacapuru (Manacapuru);
-
COOPAQUAM – Cooperativa Agropecuária de Quatipuru do Amazonas (Coari);
-
COOPRAM – Cooperativa de Produtores Rurais de Manacapuru (Manacapuru);
-
COPASA – Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Santo Antônio do Matupi (Coari);
-
CPU-UATUMÃ – Cooperativa dos Produtores Unidos do Uatumã (Presidente Figueiredo);
-
COOÍNE – Cooperativa de Integração Econômica de Tefé (Tefé);
-
COOMAP ZFM – Cooperativa Mista Agropecuária da Zona Franca de Manaus (Manaus);
-
COOPASAM – Cooperativa do Agronegócio Sustentável do Amazonas (Manaus).
O Empretec Rural é uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada no Brasil pelo Sebrae. O programa tem como foco estimular o comportamento empreendedor no campo, promovendo mudanças significativas na gestão e na liderança das cooperativas rurais. Esta edição representa um marco para o cooperativismo rural amazonense, sendo a primeira realizada na capital.
A Jornada de Líderes Cooperativistas do Agro é uma iniciativa da OCB/AM, com o apoio do Sebrae/AM, e vai muito além da imersão do Empretec. Após essa etapa, os participantes serão acompanhados em um ciclo de identificação de produtos e demandas técnicas específicas, por meio do programa Sebraetec. Essa fase oferecerá consultorias especializadas com foco na melhoria de processos produtivos e no acesso a novos mercados.
Como parte da jornada, também está prevista uma visita técnica a cooperativas agropecuárias de outros estados, com o objetivo de promover o aprendizado sobre diferentes modelos de negócio, além de estimular a troca de experiências entre lideranças cooperativistas.
Segundo Joel de Souza Rocha, presidente da COOPASAM, os impactos da capacitação já são perceptíveis:
“O curso tem me feito repensar atitudes. Aprendi a projetar ações a longo prazo e percebi que já deveria ter começado há muito tempo. Esse aprendizado vai impactar diretamente minha atuação na cooperativa.”
Além do Empretec Rural, das consultorias técnicas e da visita técnica, a jornada inclui ainda a participação dos líderes cooperativistas no World Cooperative Monitor (WCM), que será realizado em Belo Horizonte. Considerado um dos principais eventos de liderança e negócios cooperativos do país, o WCM integra a estratégia de formação continuada da OCB/AM. A programação também prevê a presença em feiras regionais e nacionais voltadas à promoção e comercialização dos produtos das cooperativas do setor agropecuário, ampliando mercados e fortalecendo a identidade do cooperativismo amazonense.