
Lançamento do Plano ABC+ no Amazonas: expectativa de transformação para o setor agropecuário
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
Lançamento do Plano ABC+ no Amazonas: expectativa de transformação para o setor agropecuário
Após um ano e meio de articulações, o Grupo Gestor Estadual no Amazonas (GGE/AM), coordenado pela SEPROR, lançou oficialmente o Plano de Ação para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária — o Plano ABC+ Amazonas. A proposta reúne estratégias para tornar a agropecuária amazonense mais sustentável e competitiva, com foco na adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono.
Durante o evento, representantes de instituições públicas, setor produtivo, sociedade civil e produtores rurais expressaram confiança no potencial transformador do plano.
O presidente da OCB-AM, Petrucio Magalhães, destacou a consistência técnica do documento e a importância da sua implementação prática:
"Não tenho dúvidas de que esse plano está muito bem elaborado. Foi concebido por técnicos que conhecem profundamente a realidade do nosso estado e do nosso bioma. As tecnologias apresentadas, como integração lavoura-pecuária-floresta e agricultura de baixo carbono, são frutos de muita pesquisa da nossa Embrapa."
Ele ainda reforçou o desafio de levar essas tecnologias ao campo:
"O nosso agricultor quer adotar essas tecnologias, mas elas custam caro. O desafio é garantir que o produtor tenha acesso a recursos para implantá-las, o que exige ações nas áreas de crédito e regularização fundiária."
O Secretário de Produção Rural, Daniel Borges, reforçou o papel do plano como instrumento de equilíbrio entre produção e preservação:
"Temos um grande desafio ambiental no Amazonas, com mais de 1 milhão de hectares degradados. O Plano ABC+ nos traz tecnologias eficazes para recuperação dessas áreas. Precisamos garantir que essas soluções cheguem ao produtor rural."
Daniel ainda destacou a importância da articulação multissetorial:
"Reunimos aqui todos os atores: pesquisa, extensão, produtores, crédito e cooperativismo. Isso nos dá a oportunidade de transformar metas em resultados concretos para o setor rural do Amazonas."
Para a Superintendente da SFA-AM, Dionísia Campos, o plano é essencial para viabilizar uma agropecuária moderna e sustentável:
"O Amazonas tem um enorme potencial para desenvolver uma agricultura e pecuária de baixo carbono. O rebanho de mais de 1 milhão de cabeças de gado pode crescer com produção e preservação. Estamos prontos para operacionalizar o plano e alcançar as metas."
O presidente da FAEA-AM, Muni Lourenço, também enalteceu a iniciativa:
"Consideramos importante o lançamento do Plano ABC+ em nosso Estado, que será um referencial para as políticas públicas e ações privadas na adoção de tecnologias e boas práticas agropecuárias, que viabilizem eficiência, sustentabilidade e mais renda."
Com a publicação do Plano ABC+ Amazonas, abre-se uma nova etapa de oportunidades para que o Estado avance em uma agropecuária de baixo carbono, economicamente viável e ambientalmente responsável.