
OCB-AM destaca o cooperativismo no 1° CENATEC
- Artigos em destaque na home: Artigo Principal
O presidente do Sistema OCB-AM, Petrucio Magalhães Júnior, participou do painel "Financiamento, Produção e Cooperação: A Nova Engenharia no Amazonas" durante o 1° CENATEC (Congresso de Engenharia, Agronomia e Tecnologia do Amazonas). Na ocasião, ele agradeceu e parabenizou o CREA-AM pelo convite e pela oportunidade de falar sobre o cooperativismo, destacando a presença e o papel importante das cooperativas de crédito UNICRED, SICOOB e do SICREDI para os profissionais das engenharias.
Petrucio iniciou sua apresentação propondo um reflexão sobre os mercados e as novas alternativas de trabalho, com foco em maior qualidade de vida, mais tempo em casa e a oportunidade de empreender. Ele ressaltou que a OCB-AM está "com uma pegada diferente, com esse olhar diferente para essas oportunidades de negócios colaborativos."
O presidente enfatizou que o cooperativismo é modelo de negócio viável e um caminho para combater crises e instabilidades econômicas. Ele descreveu os "negócios colaborativos" como o pilar central, onde a união faz a força e a organização dos profissionais permite que seus propósitos de vida prosperem.
Para ilustrar a diferença entre cooperativas e bancos convencionais, Petrucio fez um questionamento direto: "O banco que vocês operam já devolveram algum resultado econômico, lucro?" Ele explicou que, nas cooperativas de crédito, os sócios têm direito a participar das sobras, que são devolvidas anualmente, o que não acontece em instituições financeiras tradicionais. E destacou ainda que essas sobras devolvidas aos cooperados acabam sendo reinvestidas na própria economia local, promovendo o desenvolvimento. Ele finalizou sua participação convidando o público a conhecerem as cooperativas de crédito e se associarem, aproveitando as vantagens e o apoio que os sistemas oferecem ao desenvolvimento profissional e pessoal.