Adjuto Afonso, cooperativismo, propostas estratégicas, Amazonas, desenvolvimento regional, cooperativas, políticas públicas, Aleam, setor produtivo.
Foto: Reprodução,
Featured

OCB-AM LEVA PROPOSTAS ESTRATÉGICAS AO DEPUTADO ADJUTO AFONSO

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

REUNIÃOADJUNTO2

O presidente da OCB-AM, Petrucio Magalhães, e a superintendente Claudia Sampaio se reuniram nesta quinta-feira (15/05) com o Deputado estadual Adjuto Afonso, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, na ALEAM, para apresentar propostas de fortalecimento do cooperativismo no Amazonas, aproveitando a visibilidade do Ano Internacional das Cooperativas 2025.

Entre os pontos apresentados estão a cessão de tempo no plenário da ALEAM em 4 de junho para destacar o papel estratégico das cooperativas, a realização de uma Sessão Solene no dia 3 de julho, com homenagens e assinatura de acordos com IDAM e SEPROR, e um jantar comemorativo com entrega do Prêmio Petrucio Magalhães.

A OCB-AM também propôs a regulamentação da Emenda Constitucional nº 86/2014, a criação do Conselho Estadual do Cooperativismo, da Secretaria Executiva do Cooperativismo, fortalecimento da Central de Cooperativas do Amazonas visando agregar valor à produção e a maior abrangência das compras públicas.

Petrucio também levou outras pautas ao Legislativo estadual, reforçando o papel do cooperativismo como instrumento de desenvolvimento econômico e social no Amazonas.

Curso de Inteligência Artificial promovido pela OCB-AM capacita cooperativas do Amazonas em Manaus

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Curso de Inteligência Artificial promovido pela OCB-AM capacita cooperativas do Amazonas em Manaus

DESIGNTHINKING2Manaus foi palco, nesta semana, de um importante momento de capacitação e inovação para o cooperativismo amazonense. Representantes de diversas cooperativas participaram do curso “Introdução à Inteligência Artificial”, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras no Amazonas (OCB-AM), com aulas ministradas por Rodrigo Lima, especialista da OCB Nacional.

O evento foi realizado na sede da OCB-AM e reuniu lideranças cooperativistas de diferentes segmentos, que puderam compreender como a inteligência artificial pode ser aplicada nas rotinas administrativas, no atendimento ao cooperado e na criação de estratégias mais eficientes para tomada de decisão.

“Esse curso nos mostra que a inteligência artificial não é apenas uma tendência, mas uma ferramenta acessível e necessária para impulsionar a inovação nas cooperativas”, destacou um dos participantes.

Durante a capacitação, foram abordados temas como automação de processos, uso de chatbots, análise de dados e integração da IA ao planejamento estratégico das cooperativas. A iniciativa faz parte de um ciclo de formações voltadas à modernização do setor, que também contou com treinamentos em Design Thinking.

Com essa formação, a OCB-AM reforça seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico do cooperativismo no Amazonas, preparando suas cooperativas para os desafios do presente e as oportunidades do futuro.

Featured

V Simpósio de Agricultura Familiar de Manaus será realizado com foco em compras públicas pelo Exército

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1

 

O fortalecimento da agricultura familiar no Amazonas ganha mais um importante capítulo com a realização do V Simpósio de Agricultura Familiar de Manaus, que ocorrerá no dia 10 de julho, na Av. Coronel Teixeira, nº 6155, no bairro Ponta Negra, em Manaus. A participação no evento requer confirmação prévia.

O simpósio acontece em parceria com o Exército Brasileiro, que será o órgão federal comprador dos produtos da agricultura familiar regional. A iniciativa faz parte de uma estratégia para fomentar a comercialização de alimentos produzidos por cooperativas do setor, por meio de políticas públicas de compras institucionais, o conhecido PAA/COMPRA INSTITUCIONAL.

O presidente da Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas (OCB-AM), Petrucio Magalhães, destacou a relevância da participação das cooperativas agropecuárias no evento. Segundo ele, essa é uma oportunidade estratégica para superar os gargalos ainda existentes nesse modelo de negócio e ampliar o acesso ao mercado institucional, que movimenta milhões de reais em compras públicas voltadas ao agricultor familiar.

A presença de todas as cooperativas é fundamental. Este é um mercado promissor e real para o agricultor familiar do nosso estado. Precisamos estar organizados para atender com qualidade e regularidade às demandas dos órgãos federais”, enfatizou Petrucio.

O simpósio conta com apoio de instituições como a Cooperação Alemã (GIZ), Sistema OCB/AM, Sebrae, além dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Defesa.

A programação prevê painéis técnicos, apresentações de experiências exitosas e articulações para fortalecimento de parcerias entre produtores e compradores públicos. A expectativa é de que o evento consolide mais um passo rumo à ampliação da presença da agricultura familiar nas políticas de abastecimento alimentar do estado.

Confirme sua presença através do número: 92 99127-1394 (Fernanda Barbosa)

Featured

OCB-AM realiza treinamento inovador com foco em Design Thinking para agentes de desenvolvimento de cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3

Manaus (AM), 08 de maio de 2025

DESIGNTHINKING2A sede do Sistema OCB/AM foi palco, nesta quinta-feira, de um importante evento voltado à capacitação estratégica de Agentes de Desenvolvimento de Cooperativas. Com o objetivo de fortalecer a governança e a gestão cooperativista no estado, o treinamento teve como destaque a aplicação prática da metodologia de Design Thinking como ferramenta para promover inovação, práticas éticas e eficiência nas cooperativas amazonenses.

O evento contou com a presença ilustre do presidente da OCB-AM, Petrucio Magalhães, e da superintendente Claudia Sampaio, que reforçaram a importância de investir em formação técnica e criativa para os profissionais que atuam diretamente com o fortalecimento do cooperativismo regional.

Durante todo o dia, os participantes foram conduzidos por uma programação dinâmica e colaborativa, passando por etapas como empatia, definição de desafios, ideação, prototipagem, testes e apresentação de pitches. A metodologia, centrada na criatividade e na resolução coletiva de problemas, foi aplicada com foco na realidade das cooperativas locais, permitindo aos agentes desenvolver soluções concretas para os desafios enfrentados no campo.

Claudia Sampaio destacou em sua fala de abertura que “capacitar os agentes com ferramentas modernas como o Design Thinking é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos e garantir que nossas cooperativas sejam cada vez mais profissionais, sustentáveis e inovadoras.”

Já Petrucio Magalhães reforçou que “o cooperativismo só cresce quando há investimento em gente. Esse tipo de ação qualifica nossos agentes e multiplica os resultados nas bases.”

A iniciativa surgiu como resposta direta às demandas levantadas durante o Pré-Encontro de Dirigentes, onde cooperativas apontaram a necessidade de capacitações voltadas à gestão, liderança e inovação.

O evento é mais um passo estratégico da OCB-AM no fortalecimento do cooperativismo no Amazonas, alinhando capacitação técnica, participação ativa dos agentes e uso de metodologias modernas para transformar desafios em oportunidades.

Esporte, solidariedade, integração, fortalecer o cooperativismo, OCBAM.
Foto: Reprodução.
Featured

XIII Torneio Cooperativista Amazonense

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2

torneio 1Está chegando o XIII Torneio Cooperativista Amazonense! 

Dia 14 de junho de 2025;

Das 6h às 18h;

O evento acontecerá no Sesc Balneário, localizado na Av. Constantinopla, 288 - Alvorada.

Prepare-se para um dia repleto de diversão, esporte e solidariedade!

Confira as modalidades do torneio:

  • Dominó misto 
  • Futsal Feminino
  • Futsal Masculino 
  • Queimada Feminino 
  • Vôlei de Praia Masculino
  • Vôlei de Praia Feminino 
  • Torcida 

Ao todo, o torneio poderá reunir até 350 participantes, promovendo a integração entre cooperativas do Amazonas e fortalecendo a cultura cooperativista.

Além das competições, teremos a Corridinha Infantil, com 150 vagas para crianças de 2 a 15 anos, com percursos que variam de 50 a 200 metros, de acordo com a faixa etária.

Também haverá uma corrida de 5 km dentro do Sesc, com 400 vagas abertas ao público geral, promovendo saúde e bem-estar para todos!

Para participar, as inscrições exigem a doação de alimentos:

  • Para o torneio: 60kg de alimentos por cooperativa
  • Para a corrida: 5kg de alimentos por pessoa
  • Para a corridinha infantil: 1kg de alimento por criança

Todo alimento arrecadado será doado ao programa Mesa Brasil do Sesc, contribuindo para ações sociais na nossa comunidade.

Venha fazer parte deste dia especial de integração, esporte e solidariedade!

Contamos com sua presença para fortalecer o cooperativismo amazonense e ajudar quem mais precisa. 

Para Saber mais acesse o regulamento: 

 Regulamento_Torneio_Cooperativista_2025.pdf

Regulamento_Corrida_Cooperativista_2025.pdf

Inscrições 

de 05/05 a 15/05

Formulário de Interesse de Participação do XIII TORNEIO COOPERATIVISTA AMAZONENSE

https://forms.office.com/r/4zi94XB3LF 

Formulário de Inscrição da X CORRIDA DA COOPERAÇÃO 2025

https://forms.office.com/r/wfu0FpZcix  

 

Decisão do IMMU fortalece as Cooperativas de Transporte

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

WhatsApp Image 2025 04 30 at 10.55.23

Uma decisão recente da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) promete impactar positivamente o cenário do transporte coletivo em Manaus. O órgão abriu as portas para que pessoas físicas obtenham permissão para operar o serviço de transporte complementar, modalidade que utiliza vans e micro-ônibus. A medida é vista como um importante passo para fortalecer o cooperativismo no setor e beneficiar diretamente os usuários.

Segundo Petrucio Magalhães Junior, presidente da OCB-AM, a iniciativa representa uma vitória significativa para o transporte cooperativo. A possibilidade dos trabalhadores se organizarem em cooperativas traz consigo a perspectiva de um serviço mais profissionalizado, humanizado, com melhores condições de trabalho para os operadores e, consequentemente, um serviço de transporte de melhor qualidade para a população.

Mais Opções e Potencial de Melhoria

A entrada de novos operadores no sistema complementar pode resultar em um aumento da oferta de veículos e, potencialmente, na expansão das rotas atendidas. Para os usuários, isso significa mais opções de deslocamento e a possibilidade de o transporte público alcançar áreas que antes eram menos assistidas.

A organização desse trabalhadores em cooperativas também é apontada como um fator crucial para a melhoria do serviço público. Ao trabalharem de forma conjunta, os operadores podem adotar padrões de qualidade mais elevados, investindo em manutenção veicular, reduzindo custos e oferecendo um transporte mais seguro e regular. Além disso, a união pode gerar economias de escala, o que, a longo prazo, pode influenciar positivamente nas tarifas.

Cooperativismo como Motor de Desenvolvimento

O modelo cooperativista se destaca por sua capacidade de promover a autonomia e a participação dos trabalhadores na gestão do próprio negócio. No contexto do transporte complementar, essa união de forças pode impulsionar a profissionalização do setor, fortalecer a representatividade da categoria e contribuir para um sistema de mobilidade urbana mais eficiente e inclusivo em Manaus.

A expectativa é que a decisão do IMMU incentive a formação de novas cooperativas e consolide o papel do transporte complementar como um importante elo na rede de mobilidade da capital amazonense, trazendo benefícios tangíveis tanto para os trabalhadores quanto para os milhares de cidadãos que dependem desse serviço diariamente.

De acordo com Walderizia Carvalho, representante da FECOOTRAM, a decisão do IMMU vai promover melhorias no transporte público, impactando positivamente a qualidade de vida dos cooperados e fortalecendo a atuação das cooperativas no ramo do transporte. Ela destacou a importância da segurança jurídica nas licitações e a garantia de um serviço de qualidade para os usuários, com a entrada de micro-ônibus novos, climatizados e conduzidos por motoristas experientes e capacitados.

José, conhecido como “Bala”, presidente da COOPATAM, comemorou a decisão já publicada no Diário Oficial do Município de Manaus. Segundo ele, a conclusão da licitação representa um ato de justiça, realizado com total transparência. "Nossos cooperados estavam ansiosos por essa definição, que agora se concretiza", afirmou.

Luciano, presidente da MANAOS, classificou a decisão como uma grande vitória para os cooperados. Para ele, a medida trará mais conforto e qualidade aos usuários e gerará empregos em várias áreas da economia, beneficiando desde mecânicos até borracheiros. "Serão veículos novos, com um motorista auxiliar conforme previsto no edital já homologado. Serão centenas de veículos circulando por Manaus, fortalecendo o cooperativismo no transporte", ressaltou.

III Encontro de Mulheres Cooperativistas do Amazonas

III Encontro de Mulheres Cooperativistas do Amazonas

Curso EFD REINF para cooperativas

?Curso EFD REINF para cooperativas

Curso Sobre E-Social para Cooperativas

Curso Sobre E-Social para Cooperativas

?

Comunicado

?Comunicado  

Nota de Pesar

?Nota de Pesar

Programa Vira Vida forma mais 103 jovens no Amazonas

O Programa Vira Vida promovido pelo Serviço Social da Indústria – Sesi Amazonas, formou no último dia 07/06, 103 alunos na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). O Sescoop/AM atua como parceiro do programa há 5 anos, atuando com capacitação em empreendedorismo cooperativo para orientação ao mercado de trabalho. O superintendente da OCB/AM, Adriano Trentin Fassini, participou da entrega dos certificados ao jovens no Auditório do SESI, com a participação de familiares, amigos e parceiros, em uma cerimônia emocionante.

Sobre o Programa:

O Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do SESI, que oferece capacitação profissional, educação básica, atendimento psicossocial, médico e odontológico à jovens e adolescentes, entre 16 e 21 anos de idade, que sofreram exploração sexual e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. No Amazonas, o projeto foi lançado em julho de 2012, pelo presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli e desde então vem transformando a vida de muitos jovens do Amazonas.

Como é feita a seleção:

 

Os jovens são selecionados a partir de indicações de instituições que atuam no combate e no acolhimento de jovens em situação de exploração sexual e vulnerabilidade social. A partir daí os jovens passam a frequentar cursos profissionalizantes, recebem acompanhamento psicológico e de saúde e passam a receber apoio financeiro através de uma pequena bolsa que leva em consideração o desempenho e o compromisso dos mesmo com o programa.

Sobre a formatura:

A formatura da 5ª turma do Programa ViraVida contou com a participação da assessora de projetos sociais do Conselho Nacional do SESI, Roberta Nacfur Macedo, que afirmou estar honrada em fazer parte do projeto e em auxiliar na história de mais 103 jovens e adolescentes, juntamente com os parceiros do programa no Amazonas.

Além do Sescoop/AM, o Programa ViraVida conta com a parceria na aprendizagem do Senac, IEL, CIEE e Sebrae, além dos parceiros da rede de enfrentamento: Aldeia SOS, Creas, Cras, AAPPNE, Savvis Moura Tapajós, Vila da Felicidade, O Pequeno Nazareno, Casa Vhida, Projeto Amigos da Família Rural, Conselhos tutelares e Casa Mamãe Margarida .

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação – Sistema OCB/Sescoop/AM

Com informações da Assessoria do Sistema FIEAM, no link: http://www.fieam.org.br/sesi/2017/06/09/viravida-forma-mais-103-jovens-no-amazonas/

 

Curso de Rotinas Administrativas e Financeiras em Cooperativas

Curso de Rotinas Administrativas e Financeiras em Cooperativas

.?

COOPMEL recebe certificado de qualidade

Maior produtor de mel de abelha do Amazonas, Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus) entra em uma nova etapa no ciclo da meliponicultura com a certificação de qualidade da produção, entregue pelo governador José Melo nesta sexta-feira, 11 de setembro.

O entreposto de beneficiamento de mel da Cooperativa dos Criadores de Abelhas Indígenas da Amazônia (Coopmel) recebeu a certificação do Serviço de Inspeção Estadual, que assegura a qualidade higiênica, sanitária e nutricional dos produtos e é emitido pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (ADAF).

O entreposto da cooperativa beneficia 70 famílias que trabalham com a atividade. A meta é dobrar o número e elevar a produção, que este ano deve alcançar a marca de 2,5 toneladas. Segundo o governador, o setor está ganhando um novo horizonte de mercado e poderá comercializar o produto em todo o Brasil.

“Entregamos o certificado que vai permitir que todo o mel produzido nessa região possa ser vendido para a merenda escolar, supermercado, ampliando o mercado. Trouxemos muitas coisas boas nessa manhã de trabalho. Em novembro teremos aqui o Banco do Povo e também mais vicinais, que se Deus quiser vamos entrar para fazer “, destacou José Melo durante a visita a Boa Vista do Ramos, onde também entregou títulos de terra a 768 famílias de produtores rurais.

Segundo o presidente da Coopmel, Jair Rodrigues Arruda, o governo do estado está contribuindo para o município de Boa Vista do Ramos fazer da meliponecultura uma grande alternativa de geração de emprego e renda. “A Coopmel deu um grande passo para o fortalecimento da meliponecultura recebendo a possibilidade de comercializar seus produtos a nível nacional”, disse o presidente.

Dentro do pacote de incentivo à meliponicultura, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) prevê financiamento de colmeias, vidros e insumos para impulsionar o setor. A próxima fase é a certificação de produto orgânico, o que vai ajudar a agregar valor aos itens feitos com o mel cultivado pelas famílias.

Em Boa Vista do Ramos, o Governo Estadual prevê a mecanização de cerca de 400 hectares através do Plano Safra 2015-2016, lançado no mês passado pelo governador José Melo. O secretário de Produção Rural, Sidney Leite, explicou que haverá incentivos aos produtores por meio de crédito e subvenção, além de recursos para melhoramento genético. A seleção dos agricultores será feita através do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (Idam). Com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), os financiamentos destinados à mecanização agrícola terão subvenção de 85%. Para a aquisição de calcário será de 50%.

Outra medida importante destinada ao produtor rural é a possibilidade de renegociação de dívidas do Pronaf. É preciso estar em dia para acessar recursos do Plano Safra, disse Sidney Leite.

Fonte: Portal Governo do Amazonas

Nota de Pesar

?Nota de Pesar

XVI Encontro de Dirigentes de Cooperativas do Amazonas.

?XVI Encontro de Dirigentes de Cooperativas do Amazonas.

Dia de Cooperar 2018

?Dia de Cooperar 2018

Ciclo de Palestras sobre Cooperativismo

?Ciclo de Palestras sobre Cooperativismo

Curso para conselheiros fiscais de cooperativas

?Curso para conselheiros fiscais de cooperativas

Processo seletivo SESCOOP/AM

?Processo seletivo SESCOOP/AM